Google lança seu Powerpoint

Cresce a família “Office” do Google: é a vez do software de apresentações online, gratuito e fácil de compartilhar. É básico em relação ao Powerpoint da Microsoft, mas essa é a idéia.

  google.jpg

O Google já tinha no seu produto Google Docs concorrentes online para o Word e o Excel da Microsoft. Há uma corrida desesperada para definir quem dominará o mercado que podemos chamar de Office 2.0, composto por aplicativos que ficam na web e podem ser acessados por qualquer computador conectado.Agora chegou a vez  do Powerpoint.

Conforme antecipou o site Webinsider há meses atrás, Google lançou oficialmente o seu software de apresentações concorrente do Powerpoint. Comparado ao produto da Microsoft, o aplicativo online é bem básico. E esta é exatamente das maiores vantagens dos programas do Google em relação às versões desktop da Microsoft.

No início deste ano o Google comprou uma empresa que já trabalha na área de apresentações e conversão de documentos online, a Tonic. É a partir desta compra que desenvolveram seu próprio aplicativo de apresentações.

Em 25 línguas

O Google tem sempre uma preocupação com os usuários locais, em vários países (e dinheiro para traduzir seus produtos para tantas línguas, em lançamentos simultâneos). Com este caso não foi diferente: o produto está disponível em português.

Colaboração

Não é justo comparar um produto online com um offline. Cada um tem suas características: o online tem obrigação de ser rápido num ambiente que não facilita muito, mas tem a vantagem genial de facilitar a colaboração, sem trocas infinitas de e-mails e cópias de arquivos. O software desktop tem a vantagem de estar em uma plataforma mais rápida do que a web e por isso pode ter recursos mais pesados.

O legal do Google Docs, seja com apresentações, documentos ou planilhas, é a facilidade que um usuário tem de compartilhar seu documento com outros, evitando o vai e vem de versões.

Para compartilhar, basta enviar um link

Quando uma apresentação é publicada, o apresentador pode simplesmente enviar um link para outras pessoas, que podem acompanhar a apresentação. Na lateral da tela há um chat do Google Talk para que os usuários troquem idéias sobre a apresentação enquanto estão assistindo.

Os usuários podem:

  • Criar e manter apresentações em um único lugar na Web que é acessível a qualquer hora em qualquer computador que tenha internet;
  • Administrar, atualizar e compartilhar apresentações com colegas, enviando um simples e-mail de convite;
  • Editar juntos e em tempo real, ou contribuir em horas diferentes a mesma apresentação na web;
  • Publicar, apresentar e controlar slides para qualquer pessoa na web, ou para indivíduos convidados, sem necessidade de qualquer configuração especial;
  • Chat para quem assiste conversar sobre a apresentação;
  • Importar apresentações.

A primeira impressão é a de que finalmente poderemos desinstalar o Microsoft Office para não vê-lo novamente tão cedo. 

Via: WebInsider

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s