Tropa de Elite: Um Viral?

O vazamento de Tropa de Elite foi o maior marketing que o filme poderia receber

Tropa de Elite é um sucesso de audiência, isso é fato. No dia do lançamento, o filme já tinha sido assistido por mais de 5 milhões de pessoas, 1 milhão a mais que todos os espectadores de “A Grande Família – o Filme” em todo o tempo em que a comédia permaneceu nas salas de exibição

Já roda na Internet os novíssimos “Capitão Nascimento Facts”, alguns dos quais deixam o velho Chuck no chinelo (“Capitão Nascimento não sai de lugar nenhum devendo a ninguém, sempre põe na conta do Papa.”).

Claro que pirataria é crime e tem que ser combatido (enquanto as leis não mudarem), mas não há como negar que o cinema nacional nunca esteve tão em voga no Brasil e no mundo inteiro quanto hoje. E isso graças a pirataria.

Em qualquer roda de amigos ele tá lá. Seja comentando se a pirataria foi jogada de marketing ou falando uns dos bordões famosos. “Pede pra sair!”, “O senhor é um fanfarrão”, “Tu é muleque!”. O ano nem terminou e o filme Tropa de Elite já pode ser considerado o viral do ano.

Fato Principal – Oscar

O filme Tropa de Elite queria participar do Oscar. Só que era um pouco tarde pra isso. Somente filmes exibidos até setembro deste ano podiam ser inscritos. Sendo assim, o filme rodou silenciosamente em Jundiaí/SP para poder participar da premiação.

A estréia oficial ocorreu antecipadamente em 05 de outubro no Rio/São Paulo e em 12 de Outubro (data original) nas demais capitais do país.

O filme foi colocado silenciosamente na internet, pra ficar famoso, causar buzz, dar audiência quando  fosse lançado. Incialmente foi divulgado em conhecidos blogs para o boca-a-boca fazer o resto.

Não demorou para chegar aos camelôs e as mídias de massa divulgarem constantemente o assunto. Destaque para a Rede Globo, maior interessada nesse sucesso.

A estratégia era clara. Como o representante brasileiro no Oscar é previamete indicado por uma comissão do Ministério da Cultura, a idéia era conseguir o apoio da população, tornar conhecido o filme em todo o país para influenciar nessa escolha. Eles conseguiram o apoio, só não conseguiram a vaga. O escolhido foi “O ano em que meus pais saíram de férias”.

Fatos Secundários – Sites

Um pouco antes de lançar o filme, quando ele era famoso somente por uma pequena parcela dos internautas, foi lançado o Exame de Elite, um teste pra saber quem é você no filme. Isso ajudou a aumentar um pouco mais a curiosidade de quem não havia baixado.

Outro site criado ainda em setembro foi o Blog do Capitão Nascimento. Falando de diversos assuntos do cotidiano e reunindo tudo o que criaram sobre o filme da tropa. Ali dá pra ter uma idéia da quantidade de informação gerada pelo filme.

Dúvidas que surgem: Quem está por trás desses sites?

Discussão

Agora a discussão que quero levantar é a seguinte: (caso seja planejado) o Tropa de Elite foi um viral bem sucedido?

Por um lado ele conseguiu reunir milhares de pessoas no cinema sendo um dos filmes nacionais mais assistidos do ano. Gerou mídia espontânea nos mais diversos meios, seja através de paródias, notícias e entrevistas. E claro, foi (ainda é) assunto obrigatório nas rodas de amigos.

Por outro muitos deixaram de ir o cinema, já satisfeitos com a versão pirata. E o principal: eles não conseguiram a vaga no Oscar, o que parecia ser o objetivo principal em toda essa história.

Via: Meio Bit/ Sim Viral

Um comentário em “Tropa de Elite: Um Viral?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s