Vem aí.. o Papel Eletrônico

p_eletr.jpg

A Seiko Epson demonstrou em uma feira no Japão um protótipo de uma tela de papel eletrônico com resolução UXGA, ou 1600×1200 pixels. Com 6,7 polegadas e apenas 3 mm de espessura, a tela mostra imagens em tons de cinza e é alimentada por uma única bateria tamanho botão, com autonomia para 1.400 “viradas de página”. A empresa não divulgou preço ou data de comercialização do produto.

A tecnologia de papel eletrônico é uma das mais promissoras como substituta dos atuais LCDs em dispositivos como leitores de livros digitais (e-books), onde não há necessidade de atualização constante da imagem na tela. As telas consomem muito menos energia elétrica, que só é necessária para trocar a imagem exibida, e tem alta resolução e densidade de pixels, o que resulta em um texto mais confortável, com legibilidade similar ao papel tradicional.

Outra empresa, a Plastic Logic, exibiu durante a feira Plastic Electronics que acontece na Alemanha, uma nova versão de seu papel eletrônico. A versão, que pode ser produzida em qualquer tamanho, é mais flexível e tem resolução de 150 dpi.

O e-paper usa tecnologia da E-Ink para consumir o mínimo de energia possível e opera no padrão SVGA. De acordo com os fabricantes, a tela tem resolução 50% superior a sua versão anterior, produzida há menos de um ano, e é mais flexível e econômica de ser produzida.

O diretor da empresa, John Mills afirmou que com a queda no preço do e-paper no mundo em um ou dois anos jornais já poderão adotar a tecnologia para vender edições atualizáveis de hora em hora ou mesmo diariamente, substituindo a versão em papel.
“Estamos próximos de produzir em massa essas telas”, afirmou Mills durante evento na Alemanha.

e_p2.jpg

Já a japonesa Fujitsu anunciou  que desenvolveu um papel eletrônico dobrável e colorido, que requer pouca eletricidade. Basta a energia fornecida por ondas de rádio.

O produto será comercializado a partir de março de 2007 para “outdoors ambulantes” (painéis publicitários presos aos tetos dos vagões de trem).

Segundo a empresa, depois podem vir os jornais e as revistas feitos com o novo papel.

Via: Uol/Olhar Digital/Web/

Um comentário em “Vem aí.. o Papel Eletrônico

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s