Brasileiros criam robô que joga futebol

Alunos do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), de São Bernardo do Campo (SP), criaram um robô que joga futebol, com direito a chutes, movimentação por todas as direções e dribles. As máquinas são comandadas por um programa em tempo real e um time desses robôs deve participar da Competição Brasileira de Robótica, marcada para outubro, em Salvador.

O robô tem formato cilíndrico, com 15 cm de altura, e funciona com cinco motores e quatro rodas –na nova versão, a máquina ganhou dispositivos de dribles e chutes, ao contrário da edição anterior, que apenas empurrava a bolinha. O robô tem quatro baterias de 7,4 volts cada uma.

Na competição, cada time é formado por cinco jogadores, incluindo o goleiro. As partidas acontecem em um campo de 5 m por 3,5 m. As máquinas são comandadas por um programa que funciona em tempo real. Duas câmeras captam as imagens da partida e enviam ao computador, que, por radiofreqüência, controla os robôs.

“Já estão em fase de produção mais sete robôs com esta nova versão para formar um time completo, além dos jogadores reservas”, afirma o coordenador do curso de Ciência da Computação da FEI, Flávio Tonidandel, em nota.

Via: Olhar Digital

4 comentários em “Brasileiros criam robô que joga futebol

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s