Está estressado? Sua roupa poderá dizer

Como parte de um projeto europeu chamado Context, voltado à criação de roupas confortáveis que detectem tensão e estresse em tempo real, foi desenvolvido, por cientistas alemães, um sensor de estresse que poderá ser aplicado a peças de roupa, graças a sua flexibilidade e resistência, detectando a tensão e estresse do usuário.

Segundo o site Gizmodo, o sensor pode ser lavado e dobrado e pode verificar a tensão dos músculos da pessoa que o estiver usando. Tal tecnologia, explicou o Talk2MyShirt, teria inúmeras aplicações – nos esportes ou videogames, por exemplo.

Uma camiseta criada como teste utiliza sensores de prata de 12 milímetros de largura em forma de disco e, com ajuda de um campo elétrico gerado pelos músculos do usuário, envia os sinais para uma placa de circuito que amplia o sinal e manda para um computador via conexão sem fio para análise. Para evitar interferências, os sinais são enviados via ondas de rádio, explicou o site NewScientist. O produto foi testado em um treino de hockey.

Com as informações coletadas, treinadores poderiam saber quando os atletas chegaram aos seus limites. Os cientistas acreditam também que seria possível criar um controle para videogames ainda mais inteligente.

Por medir a tensão nos músculos, os sensores poderiam ser utilizados, ainda, para indicar como determinado atleta está realizando determinados movimentos, auxiliando na melhoria de sua técnica e rendimento. No futuro, o sensor poderia ajudar a prevenir lesões durante os treinos, e ainda ganhar funções como medição de batimentos cardíacos, respiração ou queima de calorias. Ainda não há data prevista ou confirmação de que o sensor chegue realmente ao mercado final.

Via: Olhar Digital

N.E.: Se a moda pega…. Já imagino o meu resultado durante aquelas intermináveis reuniões de briefing…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s