Morre “Les Paul” o criador de uma das guitarras mais famosas do rock n´roll!

Direto do Uol:

lpaul

Les Paul, guitarrista e inventor que mudou a história da música com a guitarra elétrica e a gravação multipista e que teve uma série de sucessos, muitos deles com a cantora Mary Ford, morreu nesta quinta-feira aos 94 anos.

De acordo com a empresa de guitarras Gibson, Paul morreu de complicações causadas por uma pneumonia no hospital White Plains, em Nova York, ao lado de familiares e amigos.

O músico foi hospitalizado em fevereiro de 2006 quando soube que havia sido premiado com dois Grammy pelo disco lançado após seu aniversário de 90 anos, “Les Paul & Friends: American Made, World Played”.

“Me sinto como um edifício condenado com um mastro de bandeira novo”, brincou Les Paul na época.

Como inventor, Paul ajudou a popularizar o rock’n’roll e a gravação multipista, que permite que artistas gravem diferentes instrumentos separadamente, cantem as harmonias com as gravações e depois equalizem e misturem as diferentes gravações em uma faixa final.

Com Ford, sua mulher entre 1949 e 1962, ele ganhou 36 discos de ouro e colocou 11 sucessos no primeiro lugar das paradas, entre eles “Vaya Con Dios,” “How High the Moon,” “Nola” e “Lover”. Muitas das canções usavam técnicas de gravação que Paul ajudou a desenvolver, como o “overdub”.

“Eu poderia pegar minha Mary e fazer três, seis, nove, 12, quantas vozes eu quisesse”, lembrou o músico. “Essa é uma bela possibilidade”. A técnica do “overdub” foi muito utilizada por artistas posteriores, como os Carpenters.

A guitarra elétrica ganhou popularidade a partir de meados da década de 40, e então explodiu com o surgimento do rock nos anos 50.

“De repente, perceberam que força era uma parte importante da música”, disse Paul. “Poder se expressar além dos limites normais de um instrumento sem amplificação era inacreditável. Hoje um garoto não imaginaria cantar uma música em um palco sem um microfone e sistema de som.”

Les Paul fez experimentos com a amplificação de violões por anos antes de aparecer em 1941 com o instrumento que chamou de “The Log”.

“Fui em um clube e toquei. Claro que todo mundo me achou maluco.” Tempos depois o instrumento foi aperfeiçoado até ter o desenho mais próximo de um violão.

Em 1952, a empresa Gibson começou a produzir a guitarra Les Paul.

Pete Townshend, Steve Howe, do Yes, Al DiMeola e Jimmy Page são alguns dos músicos que fizeram da Les Paul sua marca registrada.

Com o passar dos anos, as séries Les Paul se tornaram uma das mais populares entre os músicos. Em 2005, um modelo de 1955 foi leiloado por US$ 45.600.

N.E: Saudações, LP!!! Eu tive uma Les Paul… mas depois troquei por uma WashBurn N4.. Parabéns pela ousadia e criatividade! O Rock n’ Roll Agradece! \m/

5 comentários em “Morre “Les Paul” o criador de uma das guitarras mais famosas do rock n´roll!

  1. Mr. Les Paul pode reivindicar a paternidade de algumas dessas músicas que nasceram graças a ele:

    1- Black Dog (Led Zepellin)

    2- Sweet child o’ mine (Guns ‘n’ Roses). Aliás, todas as do Guns – o Slash praticamente só usava sua Gibson Les Paul

    3- My generation (The Who)

    4- I still got the blues (Gary Moore)

    5- Rock ‘n’ roll all nite (Kiss). Advinhem de que modelo é a guita do Ace Frehley que solta fumaça no show?????

    Dentre muitos, muitos, muitos outros.

    A Gibson Les Paul é um instrumento maravilhoso. Creio que está pras guitarras como um Stradivarius está para os violinos.

    O acabamento é perfeito. Tem uma imensa vantagem com relação às Fenders Tele e Strato (também maravilhosas): a localização da chave dos captadores, na parte superior do corpo, facilitando a mudança.

    O timbre dos dois captadores duplos faz essa guitarra ter uma força imprensionante. É também uma guitarra pesada, densa… mas muito boa de tocar. É guitarra pra quem não tá de brincadeira quando pluga um amp. E estão aí os adeptos da Gibson Les Paul que não me deixam mentir!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s