Comunicação multidisciplinar aplicada aos Negócios

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Comunicação multidisciplinar é quando as ações são praticadas em maior ou menor integração para melhor atender aos objetivos estabelecidos. É pensar em bloco. É multiplicar as possibilidades. São as técnicas empregadas em soluções para impulsionar vendas e a imagem da sua marca.

Marcas precisam ser construídas e ter valor agregado aos Negócios.

É preciso levar em consideração os diversos recursos existentes para uma comunicação efetiva e a sua aplicação, integrando ações, planos e estratégias.

Não basta ter um desenho bonito no seu logotipo. É preciso que sua imagem transpareça sua missão, suas metas, seu comprometimento com aquilo que empreende.

Comunicação Multidisciplinar, Marketing e Marketing Digital

Comunicação é uma engrenagem do marketing. Marketing é um conjunto de atividades para garantir que se realize a venda. Um integra o outro e, ambos, somados às demais atividades produtivas e de apoio da empresa, devem gerar negócios e lucro, obviamente.

A Comunicação Multidisciplinar abrange a formulação do planejamento de marketing nas estratégias de divulgação, na criação de campanhas publicitárias, conceituação de marcas e logotipos, posicionamento da imagem corporativa, elaboração de campanhas e peças promocionais, sites, interação nas redes sociais, apoio às vendas e eventos.

Sua marca deve figurar em todas as plataformas que, embora tenham maneiras diferentes de exposição, devem transparecer sua ideia central, de modo que facilite a identificação de seus serviços prestados.

Quando se fala em Marketing Digital, logo vem à mente a ideia de Redes Sociais. Seria apenas isso se estivéssemos falando apenas de exposição da marca.

Bastaria um perfil no Facebook, Twitter, Blog, etc, contendo apenas seu logotipo e conteúdo replicado nas diferentes plataformas.

Mas estamos falando de Visão Estratégica do Marketing Digital e a aplicação da Comunicação Multidisciplinar nos Negócios. Isso é diferente.

“Um dos segmentos que mais se reinventou nos últimos anos foi o marketing Digital, com diferentes maneiras de impactar os usuários da rede, transformando-os em clientes. As inovações vão desde anúncios publicitários em redes sociais até layouts de sites pensados sob medida para estimular os usuários a consumirem.”

Uma boa comunicação, aliada a estratégias e ações pontuais fizeram, fazem e farão a diferença.

É preciso ter em mente que Design, Comunicação e Marketing são uma necessidade, não um luxo.

Os projetos que mais se destacam não são apenas os que fornecem o melhor conteúdo, mas aqueles que o fazem da forma mais eficaz e eficiente possível.

Isso significa que a maneira como sua comunicação é projetada e explorada consiste no fator essencial para transformar seus visitantes em clientes.

Você não precisa ser grande, precisa parecer ser grande

Isso faz todo sentido nesse contexto: você pode vender sua empresa muito bem e entregar um serviço qualificadíssimo, sem precisar estar em um centro comercial requisitado da sua cidade.
O que você precisa é entregar resultados excelentes, ter uma imagem incrível e uma base de clientes e fãs engajada.

Ao aplicar a Comunicação Multidisciplinar aos seus Negócios, você poderá definir qual o seu público de interesse, e isso estabelecerá as estratégias e ferramentas que irá adotar para atingi-lo.  Além disso, você:

  • Conhece a percepção que o público tem sobre sua marca;
  • Estabelece a melhor estratégia para tirar o máximo do seu investimento em comunicação corporativa;
  • Constrói um posicionamento efetivo para sua marca;
  • Identifica os melhores meios para comunicar-se com seus clientes;
  • Mensura o impacto pelos resultados;
  • Desenvolve ações pontuais em pontos de interesse maior;

São infinitas as possibilidades de comunicação. Principalmente quando se fala de Marketing Digital.

Mas é preciso identificar e traçar os pontos importantes, onde ações são mais eficazes, e de acordo com cada ponto, definir uma estratégia única e eficiente.

É isso que a Comunicação Multidisciplinar faz para seu Negócio.

 

Artigo publicado originalmente na nossa coluna semana sobre Marketing Digital (toda Terça-Feira) no Portal Negócios & Carreiras.

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