Empreenda-se para Empreender!

Quer mudar o mundo? Comece arrumando seu quarto!

Quando falamos em Empreendedorismo, somos logo remetidos à ideia de abrir um negócio, trabalhar por conta  própria, adquirir a tão desejada liberdade financeira, em fim, uma série de acontecimentos que serão possíveis uma vez que saibamos empreender da maneira correta.

Este raciocínio não está errado.

Empreender é justamente isso. É fazer acontecer. É criar condições para que se realizem metas, objetivos, planos, projetos, desejos e sonhos.

É mapear o ponto de chegada e traçar o caminho até lá.

Porém, há um detalhe muito importante. Quase crucial, se não em sua totalidade, em sua grande parte.  Sem  ele, será muito difícil atingir o sucesso naquilo que se almeja.

Trata-se do Empreendedorismo Pessoal. Sim. Antes de mudar o mundo, arrume seu quarto. Organize-se para poder organizar. Empreenda a si mesmo.

Semelhante ao Coaching, o Empreendedorismo Pessoal utiliza técnicas de auto gestão, que trarão mais organização ao seu dia a dia e,  por consequência, maior produtividade.

Todas as pessoas que obtém êxito em suas atividades são primeiramente as pessoas que obtiveram sucesso  sobre si mesmas.

Mudar a maneira de pensar.  Mudar os hábitos, costumes e ações que geram um estigma de procrastinação, preguiça, desânimo, falta de organização, falta de comprometimento, irresponsabilidades, etc.

Tudo isso vem da nossa vida pessoal e se transfere para a vida profissional.

Não conheço nenhum excelente empreendedor que não seja, antes, um excelente ser humano.  O Macro Cosmo reflete o Micro Cosmo.

emp

Ninguém vence algo se não vencer a si mesmo.

Falar de mudança de hábitos e conquista do Sucesso pode parecer didático demais. Ninguém tem a fórmula mágica para obtenção de resultados satisfatórios e que nos deem a tão sonhada realização profissional e pessoal.

Mas existem maneiras, métodos, pensamentos e ações que podem facilitar o caminho, ou mesmo apontar onde  podemos melhorar e o que devemos fazer para administrarmos melhor nosso percurso rumo às conquistas.

Eu, por exemplo, estipulo metas. Nada absurdamente severo. Algo simples, anotado à lápis no velho caderno Universitário.

Penso no que almejo para um ano. Dentro desse período exploro as possibilidades para chegar lá mês a mês. Dentro dos Meses, divido por metas semanais, diárias e por hora.

Assim, se compõe um planejamento simples, onde pequenas ações pontuais geram grandes resultados a longo prazo, ou no caso, ao final de um ano.

Desta forma, me organizo melhor, me torno mais produtivo e através de pequenas ações diárias posso atingir  o propósito satisfatório que planejei.

“Arrumando meu quarto”, estou pronto para arrumar o “mundo”.

Me organizei, agora posso organizar meu Empreendimento.

As mesmas técnicas empregadas para gerir meu comportamento, podem ser aplicadas para gerir meus negócios.

Faça um teste (vale tanto para a vida Pessoal como Profissional). Anote num caderno:

  • 1) Como você (Ou seu Negócio) pretende estar ao Final do Ano?
  • 2) O que você pode fazer para que isso se torne possível?
  • 3) Quais são as suas principais dificuldades?
  • 4) Quais os fatores favoráveis?
  • 5) Quais os pontos que você pode melhorar?
  • 6) Como e quando você pode melhorar?

Após identificar esses pontos, você já terá um planejamento simples, porém eficiente que o levará a obter  maior possibilidade de realizar seus objetivos. Eles não ficarão soltos no ar, flutuando. Você os organiza e se compromete com eles.

Vamos a um exemplo:

1) Como você (Ou seu Negócio) pretende estar ao Final do Ano?
-Pretendo estar bem posicionado no mercado em que atuo

2) O que você pode fazer para que isso se torne possível?
– Me dedicar mais, pesquisar, estudar, costurar parcerias, enviar propostas

3) Quais são as suas principais dificuldades?
– Falta de tempo, fator financeiro, concorrência

4) Quais os fatores favoráveis?
– Sou capacitado, conheço bem o meu ramo de atuação, confio em mim!

5) Quais os pontos que você pode melhorar?
– Organizar melhor o tempo e ser mais atento às possibilidades

6) Como e quando você pode melhorar?
– Posso separar 2h por dia para estudar e pesquisar oportunidades

Pronto. Você tem a sua lista “To Do” (A fazer). Já está compromissado pelo menos durante duas horas por  dia. Sabe que nesse período (estipulado por você mesmo) terá que cumprir as metas declaradas na sua lista.
Aquelas duas horinhas citadas, onde você vai tirar um tempo para estudar e pesquisar oportunidades farão diferença ao longo do período total.

Mas atenção: Não se sabote! Altere a lista quantas vezes for necessária, mas jamais engane a si mesmo.
Altere para mais, nunca para menos.

Mensure sua evolução ao final do dia.

Eu costumo escrever na minha lista palavras de incentivo pra mim mesmo:
“Valeu!! Meta concluída com êxito!! Parabéns!!! Continue Assim”.

Isso me motiva. Eu percebo a minha evolução e tenho a tendência de me desafiar com metas maiores, claro, ciente das minhas condições.

Não vou, por exemplo, estipular uma meta diária para estudar durante 8 horas. Não há como conciliar com as outras metas propostas.

Esteja ciente das suas condições, mas não se limite usando desculpas que podem ser eliminadas facilmente  com o mínimo de empenho.

Empreender requer dedicação, empenho e esforço.

Crie hábitos de sucesso!

São estes pequenos exercícios, estes esforços diários que compõe uma ação muito mais ampla e abrangente.

E quando você está com o quarto arrumado, com as coisas em ordem, fica muito mais aconchegante para deitar-se, e sonhar com um mundo melhor!

Estabeleça metas. E as cumpra.

Planeje-se. Cuide de você, de seus projetos.

Empreenda-se para empreender!

 

Artigo originalmente publicado em nossa coluna semanal sobre Empreendedorismo (todas as Sextas) no Portal Negócios & Carreiras

Deixe uma resposta

