Os 7 detalhes do Marketing Digital que fazem a diferença

 

Preste atenção aos detalhes, os detalhes fazem a diferença! Entenda 7 “pequenos” detalhes que podem mudar sua forma de ver e atuar no marketing digital.
Ao longo da história, notou-se que grandes feitos, conquistas épicas, ou mesmo fracassos e derrotas memoráveis foram desencadeados por detalhes. Sim. Meros detalhes que fizeram a diferença. Para melhor ou para pior.

Na Comunicação Digital para Negócios não é diferente.

A necessidade crescente de adaptar-se a um mercado altamente dinâmico faz com que Empresas de pequeno e médio porte acabem por adotar ações de comunicação equivocadas!

Não há uma compreensão realista da abrangência do Marketing Digital e Comunicação Multidisciplinar.

Para muitos Empreendedores basta ter um perfil no Facebook, convidar os amigos e ter algumas centenas de curtidas. Não há a preocupação em gerar conteúdo, em amarrar palavras-chave a fim de uma indexação privilegiada nos mecanismos de busca, não há preocupação com as imagens publicadas, nem mesmo com o próprio logotipo, que por vezes é apenas o cartão de visitas escaneado e publicado numa baixa resolução.

Isso se alia à criação de um “site simples”, feito em plataformas gratuitas, com um template que pode ser usado tanto por uma Pizzaria da esquina como por um Escritório de advocacia.

Não estou diminuindo os tipos de negócio. Cada um tem seu espaço e seu valor!

Estou dizendo que desta forma não se cria uma identidade da Marca!

Utilizam-se apenas modelos prontos e simplesmente são jogados na internet. Qualquer serviço ou ramo de atuação pode usar a mesma linha de comunicação.

O resultado?

Páginas e perfis em redes sociais são criados e esquecidos. Abandonados.

Sites desatualizados. Layouts duplicados, triplicados. Nada único, nada exclusivo.

Tudo isso reflete o valor agregado aos serviços que a Marca pretende oferecer.

Cabe aqui uma pergunta para reflexão:

Você Empreende ou apenas toca um negócio?

Note a diferença monumental entre as opções…

A Comunicação Multidisciplinar ajuda a criar um processo de posicionamento da Marca, que visa resultados positivos ao empreendimento.

Aqui vão algumas dicas para você se ater aos detalhes que fazem a diferença:

1) Não existe almoço Grátis!

Por mais que serviços gratuitos e plataformas de desenvolvimento pré definidas insistam em dizer isso, há sempre um preço a ser pago. Por vezes, está nas limitações impostas ou pela falta de exclusividade em relação a sua Marca.

Lembre-se: Marketing é Investimento, não Gasto.

Sempre que possível, opte por contratar serviços de empresas estabelecidas no mercado.

Além de maior segurança, os resultados podem ser mensurados de forma mais precisa.

2) Não existe um “Sitezinho Simples”

Você pode até ter um site com um menor volume de conteúdo ou informações publicadas. Mas ele está longe de ser simples. É preciso que a estrutura dele esteja alinhada com as novas tendências de indexação dos motores de busca, que seja atrativo, que transpareça suas metas e que transmita em essência os serviços que oferece.

3) Esteja presente nas múltiplas plataformas.

Em complemento à dica anterior, é necessário que seu site seja responsivo (não reagrupado). Seu projeto precisa aparecer e figurar em Tablets, Smart Phones, e Monitores de diversas resoluções, mantendo o conteúdo e adaptando-se ao formado de exibição (O google por exemplo, não indexa mais sites fora desse padrão!). Isto as plataformas gratuitas não permitem, por isso, opte pelos serviços de um profissional que o oriente e forneça essa solução.

4) Não me deixe só!

Após criar seu perfil nas redes sociais, nunca deixe de atualizar. Não espere que as curtidas apareçam do nada. Gere conteúdo. Publique diariamente assuntos relevantes ao seu público e ligados a seu tipo de Negócio. Isso gera engajamento. Um profissional de Gestão de Mídias Sociais pode te auxiliar neste processo.

5) Seja exclusivo!

Embora você possa atuar em ramos semelhantes aos de seus concorrentes, tenha exclusividade na sua identidade visual. Não opte por templates. Isto servia apenas há anos atrás, no início, para medir o impacto dos negócios online. Hoje é desnecessário provar a força que a comunicação na internet tem!

Tenha um site exclusivo.

6) Não Confunda “fazedores” com “Criadores”

O mercado está povoado de “fazedores de sites”. Aqueles pseudo-profissionais que cobram barato, entregam um pacote embrulhado em jornal, e não dão suporte, orientação ou atendimento necessário.

Procure por Profissionais de Criação que desenvolvam um projeto de Posicionamento da Marca e Marketig Digital personalizado, único, onde você terá assistência, suporte, orientação e consultoria baseada em resultados obtidos, para promover melhorias em seu projeto.

7) Credibilidade é tudo!

Este é um assunto para outra coluna (Empreendedorismo), mas cabe bem aqui também. Jamais venda uma imagem que não reflete aquilo que você realmente pode arcar, se responsabilizar, entregar, promover ou realizar.

Seja o melhor dos “pequenos” mas não seja o pior dos “grandes”. Cuide para que o conteúdo e imagens estejam alinhados aos seus propósitos. Isso pesa muito na escolha de profissionais que vão cuidar da sua imagem junto ao público, aqueles que vão gerir e desenvolver seu projeto. É importante, que desde o princípio suas metas e ações estejam bem definidas para que você não construa uma imagem além daquilo que pode oferecer.

Como eu disse no artigo anterior, “Você não precisa ser grande, precisa parecer ser grande”.

E isso se dá, na medida em que seus esforços empregados na qualidade da entrega dos serviços prestados primem por ser grandes também.

Se você Empreende (e não apenas ‘toca um negócio’), sabe muito bem da importância dos detalhes contidos nestas dicas acima.

A maneira como sua Marca, seu Produto ou seu serviço chega até seu público é fundamental para obter sucesso. Você não vê comerciais de salgadinhos (petiscos) no intervalo de Telejornais ou Novelas. Você os vê nos intervalos dos Programas de debates esportivos, afinal, um futebolzinho combina com um salgadinho e uma cervejinha.

Comunique-se com seu público onde seu público está!

Adapte-se à ele. Seja multidisciplinar! Ele precisa te encontrar, onde quer que ELE esteja!

A Comunicação Multidisciplinar te auxilia a se posicionar em diversos segmentos de exposição, definindo estes detalhes com clareza, e esses detalhes fazem a diferença!

Acompanhe nossas Colunas Semanais sobre Marketing Digital e Empreendedorismo no Portal Negócios & Carreiras

 

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