Empreendedorismo Colaborativo: A tendência para fujir da crise

Quando se fala em empreender, logo vem à mente as dificuldades, a burocracia, o sacrifício inevitável, e certamente todos os obstáculos no caminho.

Empreender é sobretudo passar por cima, superar-se, ainda mais em meio a crise e falta de incentivo.

Porém, de uns tempos pra cá, tem surgido uma nova modalidade de empreendedorismo. Uma nova ramificação que tem se consolidado como solução viável e potente diante de um cenário desfavorável descrito nesses últimos  artigos.

Trata-se do Empreendedorismo Colaborativo.

A velha história do “juntar forças para vencer”.

Pequenas empresas tem se apoiado cada vez mais em outras pequenas empresas afim de desenvolver pacotes de serviços que atendam a demanda do mercado,de forma colaborativa e competitiva.

Um exemplo:
A minha empresa desenvolve soluções web. Sites, Sistemas, Marketing Digital, Gerenciamento de Redes Sociais. Todos os clientes também precisam de materias gráficos,ou seja, cartões, folders, papel timbrado e tudo o mais que tange a midia impressa.

Através dessa necessidade, firmamos parceria com uma gráfica. Fizemos o site deles, as midias sociais, em troca, fizeram nosso cartão de visitas, nosso material gráfico. E hoje, cada cliente que busca um serviço nosso, tem por opção um pacote completo que inclui midia impressa.

Tudo isso feito atraves do Empreendedorismo Colaborativo. Da mesma forma, a gráfica também oferece serviços web aos seus clientes. E sempre que há interesse, nos procuram!

Trocar serviços. Agregar soluções.

Num mercado extremamente competitivo você tem que estar preparado para disponibilizar o que seu cliente quer!

Muitas das vezes ocorreu que um cliente chegou até nós querendo apenas um cartão de visitas. Repassamos o serviço à grafica parceira, porém, intermediamos todo o processo. O cliente ficou satisfeito, e quando precisou de um site não pensou duas vezes. Veio até nós e nos contratou.

Recentemente fechamos uma parceria com uma empresa de hospedagem de sites. Agora oferecemos desenvolvimento de Sites MAIS hospedagem inclusa no pacote.

Atraves dessas parcerias é possível ampliar o ramo de atuação.

Nem que os ganhos sejam menores, mas pelo menos, você encontra-se em funcionamento e desenvolvendo algum trabalho.

Empreendedorismo Colaborativo significa Unir Forças para Vencer.

Outro caso recente:

Um escritório de contabilidade nos procurou para desenvolvermos o site e as midias sociais dele.

Fizemos além. Trouxemos esse escritório como parceiro. Hoje eles cuidam da nossa contabilidade, e se algum cliente nosso precisar de orientação na área, nós indicamos.

Empreendemos em conjunto.

Sem dúvida alguma, existe uma empresa de outro ramo de atuação que pode colaborar para seu crescimento via troca de serviços.

Note bem: não se trata de permuta, e sim de colaboratividade.

Juntamos serviços para oferecer um pacote abrangente de soluções aos clientes.

E muitas vezes, o que o cliente precisa é tem apenas uma empresa cuidando de suas necessidades. Assim fica mais fácil centrar os esforços e o orçamento para desenvolvimento.

“Nada melhor do que saber que com apenas UM investimento mensal eu tenho todo o suporte que preciso para fazer meu negócio caminhar.”

Empreender de forma Colaborativa é isso.

Procure empresas parceiras de negócios. Outros ramos que podem te ajudar a oferecer um leque maior de soluções. Mesmo que os lucrios sejam menores. Por vezes você vai ganhar apenas uma porcentagem do serviço oferecido, mas valerá a pena, pois sua empresa estará em movimento.

Somos todos desenvolvedores de soluções e acima de tudo, vendedores.

E porque não vender outros serviços agregados aos nossos?

Uma das saídas para a crise é justamente juntar forças para empreender.

E isso vai desde dividir o mesmo espaço de trabalho (co-working) até oferecer serviços variados (Empreendedorismo Colaborativo).

Empreenda em grupo. Mantenha seu polo, sua identidade, sua meta e seu foco, mas esteja preparado para oferecer outros serviços que não os seus.

Procure empresas, empresários e negócios locais que possam agregar serviços. Firme parcerias. Todos divulgam, todos vendem!

Junte forças para empreender!

Este é o caminho!

 

Artigo publicado originalmente na nossa coluna semanal no portal Negócios & Carreiras

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s