Marketing de Conteúdo: Gerando conteúdo para gerar negócios

A comunicação digital é cada dia mais importante para os negócios e para as empresas.

Não se trata apenas de tecnologia, mas sim de uma mudança significativa no comportamento do consumidor.

As pessoas utilizam cada vez mais a Internet como meio de comunicação, relacionamento, entretenimento, busca e pesquisa de oportunidades.

É por isso que para que sua ideia enquanto empreendedor se solidifique, sua empresa tem que estar onde seu cliente está.

Você deve ser encontrado por aqueles que buscam seus serviços.

Para consolidar um resultado satisfatório, é necessário traçar uma estratégia de marketing eficiente.

Uma das estratégias mais eficazes é o Marketing de Conteúdo.

 

Consiste no conjunto de ações de marketing digital que visam produzir e divulgar conteúdo útil e relevante na Internet para atrair a atenção e conquistar o consumidor final.

Além de apresentar seus serviços e sua ideia, seu site, ou blog, precisa ter conteúdo relevante!

É através disso que seus clientes são atraídos para o seu site, pois as ferramentas de busca varrem este conteúdo e o exibem.

O marketing de conteúdo envolve diversas técnicas e ações, como a correta concepção do site, a otimização do site para ferramentas de busca (SEO), a construção de um blog onde as atualizações sejam constantes para indexação, páginas nas redes sociais com conteúdo correlatos para gerar engajamento, entre inúmeras outras.

São linguagens diferentes, porém giram em torno do mesmo ponto: o marketing de conteúdo.

Basicamente, funciona da seguinte forma:

Site -> Blog -> Redes Sociais -> Site

Site: é onde você apresenta seus produtos, serviços e portifolio. Ele tem um conteúdo mais institucional, porém dando ênfase ao seu ramo de ação.

Blog: é um espaço onde você trata de assuntos pertinentes ao seu universo de atuação. Publicações relativas ao interesse do seu público alvo.

Redes Sociais: é onde sua marca/ produto encontra seus clientes, interage com eles, que são direcionados ao seu site, para conhecer os seus serviços.

Note que é um ciclo. Cada qual com uma maneira de apresentar conteúdo, no entanto, todos “linkados” entre si.

Portanto, ao planejar a sua colocação na internet, tenha em mente o conteúdo.

• Quem é o seu cliente?

• O que se pretende dele?

• Que informação o cliente busca?

• O que posso oferecer como conteúdo?

Defina seu público-alvo, de forma clara e específica

Pense quem é o seu consumidor. Aquele que de fato precisa e dá valor ao seu produto. O seu cliente ideal.

Planeje o conteúdo que você pode produzir para este seu consumidor.Pense no que o seu consumidor busca na Internet antes de decidir a compra.

Não produza conteúdo para você ou sua empresa.  Produza conteúdo para atrair o seu cliente.

Não pense em produtos, pense em informações.

Pense como o seu cliente pensaria quando procura um produto ou serviço fornecido por uma empresa como a sua.

A comunicação Multidisciplinar se faz presente neste ponto, pois você terá de usar diversas formas de se apresentar a fim de alcançar seu cliente.

Conteúdo relevante gera interesse.

Interesse, gera oportunidade.

Oportunidade gera negócios.

Planeje bem, comunique-se melhor ainda!

 

Artigo publicado na nossa Coluna Semanal no Portal Negócios & Carreiras

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