Teimosia X Persistência: O que torna o Empreendedor um Empreendedor de Sucesso?

slider_img_03

Alguns empreendedores são persistentes. Estes obtém na maioria dos casos, o sucesso. Outros são teimosos, o que os leva a decisões equivocadas e estratégias falhas, resultando no insucesso da aplicação de seus projetos.

No cenário atual, é comum ver um grande número de empresas surgindo, com ideias inovadoras, ou mesmo com a ousadia de reinventar métodos de vendas, ao passo em que na mesma proporção, vemos a descontinuidade de projetos.

Muitos empreendedores não medem esforços para colocarem suas ideias em prática, porém, ao longo das inevitáveis dificuldades, vão perdendo o fôlego até abandonarem de vez seus projetos.

Não vamos entrar nos méritos e justificativas que levam a isso. Poderíamos enumerar diversas razões para o fracasso ou insucesso na aplicação de ideias, como burocracia, falta de incentivo, dificuldade de captação de recursos,  falha no planejamento estratégico, entre tantos outros fatores.

Mas nenhum deles é mais latente do que a falta de persistência.

Se há uma palavra que combina com empreendedorismo é Persistência.

Sim, no sentido de tentar até esgotar todas as possibilidades!

Note bem: não se trata de teimosia. Isso é outro caso. Trata-se de Persistir. Ousar e acreditar em seu projeto, de maneira tal que as dificuldades sejam apenas obstáculos a serem superados, e não se consagrem como verdadeiros impeditivos de suas realizações.

Você persiste ou é apenas teimoso?

Teimosia é uma palavra que, se aplicada aos negócios, já trás junto de si uma série de implicações negativas. O Empreendedor Teimoso não muda de ideia. Não adota estratégias novas. É resistente quanto à adaptação ao novo ritmo do mercado – que muda constantemente – e acaba, com sua teimosia, adotando os velhos conceitos de administração e prática de ideologias comerciais, resultando numa comunicação falha com seu público alvo, o que consequentemente gera a perda de interesse em seu produto.

Ao contrário do Teimoso, o Empreendedor Persistente está em constante reciclagem. Ele acredita em sua ideia, mas está disposto a adotar métricas e ações que resultem em sucesso na aplicação. Ele tem a visão ampla dos negócios, e embora não abra mão de seu ideal  – isso não é teimosia, e sim crença no potencial comercial de sua ideia –  ao longo da implementação do seu empreendimento, ele é totalmente flexível.

O Persistente enxerga múltiplos caminhos. Onde existe uma dificuldade, ele a contorna, transformando-a em trampolim ao invés de obstáculo. A cada desafio proposto pelo mercado, ele remaneja suas ações e aplica novas tendências para se adaptar, sem perder a essência de seu negócio.

As dificuldades para colocar um projeto em prática – seja ele qual for – sempre existiram e existirão! O Êxito consiste em superá-las com determinação e foco, acreditando em seu projeto, porém sem teimosia! Sendo flexível a ponto de abrir mão de velhos conceitos e aplicar novas estratégias de implementação, que resultem em realização dos planos.

O Empreendedor de sucesso é aquele que persiste, ousa, acredita e se adapta ao mercado em constante transformação. Sem teimosia, apenas acreditando em sua ideia.

Seja Persistente!

Estamos à disposição para consultoria em marketing digital e desenvolvimento de soluções para alavancar seu negócio.  Precisando, fale com a gente: contato@alternativaa.com.br

Bons negócios e sucesso!
por: Edson Baeta

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s